tradutor com bandeiras. Google Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

5 MORTOS E 46 INFETADOS POR SURTO DE LEGIONELA

 


O surto de legionela que estĂĄ a afetar os concelhos de Vila do Conde, PĂłvoa de Varzim e Matosinhos jĂĄ fez cinco mortos.

SĂŁo cinco vĂ­timas, duas naturais de Matosinhos, duas de Vila do Conde e uma da PĂłvoa de Varzim. Por outro lado, os casos confirmados subiram para 46.

Antes, fonte do Centro Hospitalar PĂłvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPV/VC) explicou ao JN que, na unidade, tinham sido confirmados 19 casos de doença dos legionĂĄrios. No Pedro Hispano, no sĂĄbado, estavam 12 pessoas internadas (10 delas residentes em Matosinhos) e o nĂșmero nĂŁo foi ainda atualizado. HĂĄ ainda um caso confirmado no ACES CĂĄvado III - Barcelos/Esposende, cuja relação com o surto estĂĄ ainda em anĂĄlise.

A doença dos legionårios é uma pneumonia grave, provocada pela "legionella pneumophila". Esta bactéria vive em ågua doce e pode desenvolver-se em reservatórios de ågua, chuveiros, torres de arrefecimento de sistemas de refrigeração, instalaçÔes termais, piscinas, jacuzzis e fontes decorativas. Contrai-se por inalação de gotículas de vapor de ågua contaminada (aerossóis). Não se transmite de pessoa para pessoa, nem através da ingestão de ågua contaminada.

Sem comentĂĄrios:

VIDEO: MÃE QUER DOAR FILHA POR NÃO TER DINHEIRO PARA COMIDA

  MĂŁe de 17 anos quer doar a filha de 7 meses por nĂŁo ter dinheiro para comprar comida para ela "NĂŁo aguento mais ver minha filha passa...