google.com, pub-4886806822608283, DIRECT, f08c47fec0942fa0

tradutor com bandeiras. Google Translate

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

ESPANHA TERÁ ATINGIDO RECORDE IBÉRICO DE TEMPERATURA MÍNIMA: -34,1ºC


As noites têm sido muito frias na Península Ibérica, mas Espanha deverá ganhar o recorde de temperatura negativa registada nos últimos anos. Várias estações, algumas a cargo de aficionados da meteorologia mas que registam valores em tempo real, acreditam que foi atingida a temperatura de -34,1º C em Clot del Tuc de la Llança, nos Pirinéus, na província de Lérida.

A temperatura negativa de -34,1 ºC foi primeiramente registada pelo "Projecte 4 Estacions", um grupo de apaixonados pela meteorologia que acompanha os valores registados em tempo real e depois faz eco de várias curiosidades e factos. A partir dos números de duas organizações meteorológicas não oficiais, o site "Meteo Valls d'Àneu" e o "MeteoPirineu.com", é possível perceber que o recorde de frio terá sido atingido às 4.19 horas desta quarta-feira, em Espanha. Ambos os sites recebem dados da estação meteorológica instalada numa estância de ski, segundo o jornal "La Vanguardia".

Algumas entidades oficiais já reconheceram os números, como a delegação de Aragão da Agência Estatal de Meteorologia e a Noromet, Associação Meteorológica do Noroeste Peninsular. No entanto, o recorde ainda não foi validado pelo Serviço Meteorológico da Catalunha, região onde se localiza a Clot del Tuc de la Llança.

O JN contactou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que esclareceu que ainda não recebeu qualquer informação de um recorde de temperatura negativa atingida nos Pirinéus. Fonte do IPMA esclareceu que o tema deve estar ainda a ser analisado pelas entidades espanholas.

Por sua vez, a imprensa espanhola clarifica que o número de -34,1ºC é tido como bastante provável. O "La Vanguardia" avança que o recorde pode ser o mais alto desde 1956, quando foi registado -32ºC em Estany Gento (um lago de origem glaciar), em Vall Fosca, no município espanhol de Torre Cabdella.

Nos últimos dias, as temperaturas negativas têm sido constantes em Espanha, sobretudo nas regiões montanhosas, com a passagem de uma massa de ar frio (que atinge também Portugal). Na região de Navarra, por exemplo, esta terça-feira à noite, algumas áreas dos Pirinéus e da cordilheira Urbasa registaram valores abaixo de -10ºC..

🚨
RÈCORD DE TEMPERATURA MÍNIMA
🚨
🥶
L'estació situada al Clot del Tuc de la Llança ha assolit a les 05:19 una temperatura de -34,1ºC, la temperatura més baixa enregistrada a la península Ibèrica des que hi ha dades #Projecte4Estacions
Image


Sem comentários:

UNIÃO EUROPEIA PEDE À RÚSSIA QUE LIBERTE "IMEDIATAMENTE" NAVALNY

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou este domingo "inaceitável" a detenção do opositor russo Alexei Navaln...