Translate

sábado, 13 de fevereiro de 2021

VARIANTE BRASILEIRA DO CORONAVÍRUS JÁ FOI IDENTIFICADA EM 10 ESTADOS


A variante brasileira do coronavírus conhecida como P.1 já foi identificada em ao menos 10 Estados do país. Descoberta em janeiro em pacientes do Amazonas, a variante é responsável pela maior parte dos novos casos no Estado e está se espalhando pelo Brasil, informou a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) nessa 6ª feira (12.fev.2021).

A Fiocruz é uma das responsáveis pela monitoração do vírus para o Ministério da Saúde e pelo sequenciamento genético das novas cepas do vírus. Nas últimas semanas, os cientistas estão investigando essa nova variante por indícios de que seja mais transmissível que o coronavírus Sars-CoV-2.

Eis os 10 Estados que tiveram casos confirmados de contágio pela variante P.1:

Amazonas;
Ceará;
Espírito Santo;
Pará;
Paraíba;
Piauí;
Rio de Janeiro;
Roraima;
Santa Catarina;
São Paulo.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a variante foi identificada em casos isolados em 3 Estados (Pará, Roraima e Ceará). Mas algumas das pessoas que contraíram esse vírus não tiveram contato com pessoas do Amazonas, ou seja, a infecção não tem vínculo epidemiológico com o Amazonas.

Em outros 6 Estados, os casos são todos importados do Amazonas. Isso significa que os testes genéticos realizados até o momento só encontraram a variante em pacientes que estiveram no Estado.

Sem comentários:

PORTUGAL PODERÁ TER QUARTA VAGA DE CONTÁGIOS QUANDO DESCONFINAR

Portugal pode enfrentar uma nova vaga de contágios pelo novo coronavírus quando entrar na fase de desconfinamento, alertou esta quinta-feira...