Translate

terça-feira, 22 de junho de 2021

PORTUGAL DESPERDIÇA QUATRO MILHÕES DE EMBALAGENS POR DIA



As Associações Ambientalistas dizem que o atraso do Governo em regulamentar o sistema de depósito com retorno pode levar ao desperdício de quatro milhões de embalagens de bebida por dia.

"Estamos mesmo a desperdiçar porque estas embalagens estão a ser depositadas em aterro ou estão a ser depositadas em ambiente. Infelizmente ainda acontece muito em Portugal", explicou Susanta Fonseca da Associação Zero.

Para que o problema dos desperdício não continue a aumentar e para que Portugal consiga cumprir as rigorosas metas da União Europeia, no final de 2018 foi aprovada, pela maioria dos partidos, uma lei que previa a entrada em vigor de um sistema de depósito com retorno para embalagens de bebidas descartáveis a partir de 2022.

O Governo quer regulamentar o sistema até ao final deste ano e justifica o atraso com a complexidade do processo.

No terreno estão diversos projetos pilotos a estudar, sobretudo, a adesão dos portugueses ao sistemas de recolha, fundamentais para que Portugal alcance as metas da União Europeia já em 2025, de reciclar 50% dos resíduos urbanos.

Sem comentários:

COSTA ACEITA PEDIDO DE DEMISSÃO DE CABRITA: "RESPEITOU O TEMPO DA JUSTIÇA"

António Costa aceitou a demissão de Eduardo Cabrita e aponta para os próximos dias a indicação de um substituto. O primeiro-ministro aceitou...