Translate

sábado, 24 de julho de 2021

APAGÃO AFETOU MILHARES DE PESSOAS EM PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA


Um apagão afetou várias zonas de Norte a Sul do país. Falha no fornecimento de eletricidade também atingiu Espanha e França. Acidente com hidroavião na origem do problema.

Houve um problema na rede elétrica de alta tensão que originou a falta de eletricidade, cerca das 15.30 horas deste sábado, em concelhos do Norte como Vila Praia de Âncora, Fafe, Famalicão, Guimarães, Braga, Trofa, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada e Penafiel, mas também Caldas da Rainha, Soure e concelhos mais a sul como Lisboa, Moscavide, Olivais, Loures, Sintra, Parede, Setúbal, Sesimbra e Lagoa.

Em comunicado enviado às redações, a E-REDES (o novo nome da EDP Distribuição) precisou que, "na sequência de um problema registado hoje na rede elétrica europeiaa rede nacional foi afetada, tendo sido necessário proceder, por indicação da REN, a uma interrupção de serviço nalgumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede".

A E-REDES confirmou que às 17 horas havia vários concelhos no país sem acesso a eletricidade, mas sem especificar.

Pelas 18 horas, a empresa garantiu que "o serviço de fornecimento de energia já foi reposto, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal".

Acidente com hidroavião

Na origem deste problema de fornecimento de energia elétrica esteve "um acidente com um hidroavião na rede francesa de altíssima tensão que provocou o desligamento temporário da península do resto da Europa", explicou a Rede Elétrica Espanhola no Twitter.

A empresa acrescenta que a conexão em causa foi restabelecida e o fornecimento foi reposto.

Diversas regiões de Espanha e França afetadas

A avaria na linha de "muito alta tensão de 400.000 volts" da Rede Elétrica Espanhola afetou centenas de milhar de pessoas em toda a Espanha, de acordo com as empresas Iberdrola e Endesa.

As comunidades autónomas mais afetadas foram Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

Também em França, a Costa Basca foi afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de meios de comunicação locais, que noticiaram apagões desde Hendaye até Bayonne.

Na região de Borgonha, cerca de 25 mil casas ficaram sem energia, depois de fortes tempestades que afetaram a região.

Sem comentários:

VÍDEO: MORRE EM CHOQUE FRONTAL AO CONDUZIR EM CONTRAMÃO

Uma colisão entre dois carros fez um morto e um ferido ligeiro, esta quarta-feira à tarde, no IC2. O acidente ocorreu quando um homem, de 81...