Translate

quinta-feira, 22 de julho de 2021

VÍDEO: OS RITUAIS DE UM GRUPO CATÓLICO QUE ESTÁ SOB INVESTIGAÇÃO EM PORTUGAL


O Vaticano está a fazer uma investigação a uma organização católica em Portugal: “Os Arautos do Evangelho”.

Um grupo em que predomina a disciplina militar e com hábitos conservadores. Este movimento, presente em vários países, está na mira da Santa Sé, depois das denúncias de abusos sexuais, castigos e exorcismos no Brasil.

As suspeitas levaram mesmo o Vaticano a criar uma comissão que, pelo menos desde 2019, está a investigar “Os Arautos do Evangelho”, incluindo um ramo desta organização católica que existe em Portugal.

Este grupo religioso está presente no nosso país e tem até um colégio privado em Guimarães. A TVI questionou-os sobre esta investigação, mas nunca aceitaram falar para a nossa reportagem.

Primeiro proibiram a TVI de divulgar qualquer e-mail, depois aceitaram publicar a resposta: “Relativamente a uma alegada investigação do Vaticano sobre Os Arautos do Evangelho em Portugal, temos a dizer que tal não é verdade.”

Só que, questionado pela TVI, o Vaticano esclarece por escrito que "a investigação diz respeito a todos os países onde estão presentes, portanto também em Portugal”.

Perante tudo isto, tentámos novamente ouvir o padre Jorge Filipe, o rosto mais visível desta organização. Mas, com a chegada da TVI à igreja, o padre decidiu fechar-se lá dentro e evitou mais uma vez responder a perguntas.

No Brasil, o Ministério Público de São Paulo está a investigar denúncias de pessoas que faziam parte dos Arautos do Evangelho e viveram em instituições geridas por este grupo católico.

Em causa, cerca de 40 queixas por humilhação, assédio e até tortura dentro da sede, um colégio que é um verdadeiro castelo no meio de uma serra em São Paulo.

Entretanto, por decisão do próprio Papa Francisco, estão proibidas missas em latim, ritual praticado pelos conservadores como Os Arautos do Evangelho, e também celebrações de costas para os fiéis.

Uma nova lei de oito artigos, que reverte uma decisão de Bento XVI e que pretende acalmar as divisões dentro da igreja católica.

Sem comentários:

VÍDEO: MORRE EM CHOQUE FRONTAL AO CONDUZIR EM CONTRAMÃO

Uma colisão entre dois carros fez um morto e um ferido ligeiro, esta quarta-feira à tarde, no IC2. O acidente ocorreu quando um homem, de 81...