Translate

sexta-feira, 11 de março de 2022

"NOITE HISTÓRICA EM VERSALHES": LÍDERES EUROPEUS ACEITAM INTEGRAÇÃO DA UCRÂNIA NA UE


O Presidente da Lituânia escreveu na madrugada desta sexta-feira no Twitter que os líderes europeus aceitaram a integração da Ucrânia na União Europeia, depois de cinco horas de conversações em Versalhes, França.

“Noite histórica em Versalhes. Depois de cinco horas de discussão acesa, os líderes da União Europeia aceitaram a integração da Ucrânia na UE. O processo (de adesão) já começou. Cabe agora aos ucranianos a sua rápida conclusão. A Ucrânia é uma nação heroica que merece saber que é bem-vinda à UE”, escreveu Gitanas Nausėda.

Também o Conselho Europeu informou, em comunicado, que “reconhece as aspirações europeias” da Ucrânia e que irá, “sem atraso”, fortalecer os nossos laços e aprofundar a nossa parceria para apoiar a Ucrânia no seu caminho europeu”. 

O Conselho Europeu garantiu ainda que “não vai deixar o povo ucraniano sozinho” e acrescentou que os Estados-membros vão continuar a prestar apoio político, financeiro, material e humanitário durante a guerra.

Os chefes de Estado e de Governo da UE iniciaram na quinta-feira, em Versalhes, França, uma cimeira de dois dias originalmente consagrada à economia, mas que se focará agora na defesa e energia, por força da ofensiva russa na Ucrânia.   

A 28 de fevereiro, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou o pedido formal para a entrada do país na União Europeia (UE). “É um momento histórico”. 

Na altura, a Comissão Europeia abriu a porta à entrada da Ucrânia na UE, mas lembrou que o processo é longo, apesar do pedido de Kiev de um procedimento especial para integrar o país “sem demora”.

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Ajudem o Povo Ucraniano. Destruam o assassino e sanguinário Putin.
.
Feliz fim-de-semana … Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

"REI DOS CATALISADORES" VOLTA A SER LIBERTADO

O Rei dos catalisadores, que protagonizou duas fugas as autoridades e é suspeito de mais de 70 furtos em veículos desde o início do ano, vol...