Translate

quarta-feira, 13 de abril de 2022

ESPANHA DETETA TRÊS CASOS DE HEPATITE INFANTIL DESCONHECIDA


Espanha detetou os primeiros três casos de uma hepatite infantil de origem desconhecida. Segundo o jornal El Mundo, os casos foram identificados em crianças entre os 2 e os 5 anos, em Madrid, Aragão e Castela-Mancha.

Os pacientes estão internados no Hospital Universitário La Paz, em Madrid.  

Segundo o El Mundo, uma das crianças teve de ser submetida a um transplante de fígado, mas todos estão a evoluir favoravelmente.   

As autoridades de saúde da Comunidade de Madrid estão a investigar os casos.  

Cristina Molera Busoms, da Sociedade Espanhola de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica, alerta para os seguintes sintomas da infeção:

  • dor abdominal e vómitos;
  • icterícia;
  • coloração escura da urina;
  • acolia.

A especialista afirma ainda que alguns casos podem ser assintomáticos.

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) já tinha alertado para o aumento de casos de hepatite infantil desconhecida, nas últimas semanas, no Reino Unido, onde estão a ser investigados cerca de 60 casos, a maior parte entre crianças dos dois aos cinco anos. 

“Até ao momento, desconhece-se a causa destes casos”, indicou o ECDC.

O organismo sublinha que ainda não é claro se os casos podem ou não estar relacionados com a covid-19, uma vez que algumas crianças testaram positivo.

LADRÕES FICAM PRESOS EM TÚNEL QUE ESCAVARAM PARA ASSALTAR BANCO EM ROMA

Um grupo de ladrões escavou um túnel de seis metros a partir de uma loja com a presumível intenção de assaltar um banco, em Roma, mas o plan...