Translate

domingo, 15 de maio de 2022

FINLÂNDIA ANUNCIA FORMALMENTE CANDIDATURA DE ADESÃO À NATO


O pedido de adesão da Finlândia à NATO foi hoje anunciado formalmente, com o presidente do país a garantir que a entrada na aliança "não representa perigo para ninguém". Segue-se a Suécia.

Como já era esperado, a Finlândia anunciou, este domingo, a pretensão de passar a integrar a aliança militar ocidental, numa altura de grande tensão entre a Rússia e o resto do mundo (com algumas exceções) face à invasão da Ucrânia.

"Este é um dia histórico. Uma nova era começou", declarou o presidente finlandês, Sauli Niinistö, numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra, Sanna Marin. "Hoje, nós, o presidente e o Comité de Política Externa do governo decidimos, juntos, que a Finlândia se irá candidatar à adesão à NATO", anunciou o chefe de Estado, que no sábado contactou o presidente russo para partilhar os planos de alargar a aliança (sem surpresas, Putin respondeu que a adesão prejudicaria as relações russo-finlandesas).

"Nem eu nem a Finlândia somos conhecidos por nos esgueirarmos e desaparecermos silenciosamente atrás de uma esquina. É melhor dizer francamente o que já foi dito, também à parte interessada, e era isso que eu queria fazer", acrescentou Niinistö, defendendo, numa alusão a Moscovo, que a adesão à NATO "é uma prova de poder da democracia" e "não representa um perigo para ninguém".

A decisão, que quebra com uma neutralidade militar com mais de 75 anos e que é vista como uma ameaça pelo Kremlin, ainda tem de ser aprovada pelo parlamento finlandês, o que é expectável que aconteça durante os próximos dias. O pedido formal da Finlândia, ao qual se deverá seguir o da Suécia, será submetido à sede da NATO, em Bruxelas, presumivelmente durante a próxima semana. Seguir-se-á um processo em que Helsínquia deve conduzir todos os 30 estados-membros a aceitar a entrada unanimemente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom para a Finlândia.

"REI DOS CATALISADORES" VOLTA A SER LIBERTADO

O Rei dos catalisadores, que protagonizou duas fugas as autoridades e é suspeito de mais de 70 furtos em veículos desde o início do ano, vol...