Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

POR ESTA NÃO ESPERAVA. PARACETAMOL TEM "EFEITO SECUNDÁRIO BIZARRO"


Um grupo de cientistas da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o paracetamol (ou acetaminofeno) pode fazer bem mais do que aliviar o mal-estar generalizado, dor de cabeça e febre. Um dos analgésicos mais comuns em todo o mundo tem "efeitos secundários bizarros", dizem.

"O acetaminofeno parece fazer com que as pessoas sintam menos emoções negativas quando realizam atividades arriscadas. Não se sentem tão assustadas", fez saber o neurocientista e co-autor do estudo Baldwin Way, citado pelo The Sun. 

O jornal lembra que um estudo, publicado, em 2020, na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, corrobora estas revelações. Na altura, os autores da investigação avançaram que o analgésico tem efeitos psicológicos e reduz as emoções positivas e negativas, como a alegria e a angústia, respetivamente.

No estudo, 189 participantes receberam mil miligramas do analgésico ou um placebo. Depois, foi-lhes pedido que avaliassem o risco de várias atividades, numa escala de um a sete. Aqueles que haviam tomado paracetamol classificaram como pouco arriscadas atividades como caminhar sozinhos à noite numa área insegura, paraquedismo, bungee jumping ou até mesmo mudar de carreira depois dos 30 anos.

1 comentário:

- R y k @ r d o - disse...

Pois quem diria. Ainda bem que é assim.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

LÍDER DA COREIA DO NORTE PROMETE FORÇA ESTRATÉGICA NUCLEAR "MAIS PODEROSA DO MUNDO"

A Coreia do Norte, munida de armas nucleares, tem "a força estratégica mais poderosa do mundo", disse o líder Kim Jong-un numa cer...