Translate

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

ESTUDO DA ÚNICA VACINA CONTRA VIH CANCELADO NA ÚLTIMA ETAPA


O Instituto Nacional de Saúde (NIH) norte-americano anunciou ter sido cancelado o estudo da única vacina contra o vírus da imunodeficiência humana (VIH), que já estava na última fase de ensaios clínicos.

A vacina estava a ser desenvolvida por investigadores da farmacêutica Janssen, da multinacional Johnson & Johnson, juntamente com cientistas de serviços públicos dos Estados Unidos.

Num comunicado divulgado na quarta-feira, o NIH (agência de investigação médica) adiantou que os ensaios, realizados em três continentes e com 3900 voluntários, mostraram que a vacina "era segura, mas não fornecia proteção" contra o contágio do VIH.

A decisão de cancelar o estudo da vacina, conhecida como Mosaico, foi tomada depois de um conselho independente de fiscalização determinar que não cumpria os requisitos, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Segundo a agência de investigação médica, a vacina baseava-se num "mosaico" de imunogénios, que procuravam induzir uma resposta do sistema imunitário para combater várias variantes do VIH.

Um dos principais imunologistas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, considerou a notícia da suspensão do estudo "dececionante", mas defendeu que não se deve desistir de tentar encontrar uma vacina contra o vírus que causa a SIDA.

Mitchell Warren, diretor executivo da AVAC, uma organização para prevenção do VIH, também expressou o seu descontentamento, num comunicado.

"A dura verdade é que a ciência por trás do desenvolvimento de uma vacina contra o IVH é extremamente difícil, mas agora não é hora de recuar nas investigações em curso", disse.

Dados da ONU indicam que mais de 38 milhões de pessoas em todo o mundo vivem atualmente com o vírus e que apenas em 2021 foram registadas 1,5 milhões de novas infeções.

Sem comentários:

BISPO AUXILIAR DE LISBOA: VALOR DO ALTAR-PALCO "MAGOA TODOS"

O presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 disse, esta quinta-feira, que o valor (superior a quatro milhões de ...